11 de novembro de 2014

Manteiga de amendoim e avelã

Olá olá, espero que esteja tudo bem com vocês.

Estava sempre a ver os americanos na tv comer esta manteiga e sempre me questionei se seria boa, um destes dias decidi procurar a receita na internet para ver se dava para fazer em casa, visto que as do supermercado teem uma lista de ingredientes que parece a minha lista de supermercado ahah
Em vários blogs encontrei a mesma receita ou muito parecida, por isso não citarei nenhum em especifico.


Da primeira vez que fiz foi só com amendoins mas achei o sabor muito forte e então, desta vez, decidi colocar metade amendoim, metade avelã. E ficou muito saboroso! Mas se preferirem esperimentem só com os amendoins e pode ser que gostem.


{1} Coloquei cerca de 250g de amendoins e avelãs e levei ao lume alto numa frigideira, espalhados numa só camada durante cerca de 5 minutos e a cada 30 segundos mexia-as para não queimarem. Se preferirem levar ao forno, coloquem uma folha de papel vegetal numa forma, espalhados numa só camada, durante 25 minutos a 150ºC/302ºF.
Depois de ficarem tostados, deixei arrefecer por cerca de 10 minutos e tentei retirar-lhes a pele, foi bem fácil. Coloquei no processador de alimentos.

{2} Triturei até ficarem reduzidos a farinha.

{3} Continuei a triturar. Assim que os frutos gordos começarem a libertar gordura, vai-se tornar uma bola gigante de manteiga que girava pegada às lâminas da máquina, mas continuei a triturar. Acho que deveria ter triturado mais (segundo as imagens que vi nos outros blogs, para a próxima vez vou deixar a triturar mais tempo).

Esta quantidade dá para uma chávena mal cheia.


Os valores abaixo são do valor nutricional de uma colher de sopa desta manteiga:

Energia - 97kcal
Proteína - 3,3g
Hidratos de carbono - 2,7g
Gorduras - 8,8g
Fibras - 1,5g


Apesar de não ter triturado o suficiente adorei o resultado, utilizo em torradas, barritas de cereais, bolos...


E então? Vão experimentar a manteiga de amendoim?


Sem comentários:

Enviar um comentário