30 de agosto de 2014

Back to school | Ideias para economizar no material escolar


Todos os anos é a mesma coisa, começa o ano lectivo e logo vem a enorme lista de material escolar e a correria para ir comprá-los. São tantos lápis e canetas e tipos de papel que os pais ficam tontos com tanta coisa. Sem falar no preço abusivo das coisas nestas alturas.

Hoje trago-vos algumas ideias de como podem economizar no material escolar.

1) Faça um levantamento de tudo o que já tem em casa
A primeira coisa a fazer é pegar na lista que lhe deram na escola e riscar tudo o que já tem em casa de anos anteriores . Materiais como tesoura, lápis de cor e lápis de cera, compasso, régua, canetas entre outros, não se estragam facilmente e se estiverem em boas condições podem perfeitamente ser utilizados no novo ano. Se tem filhos com idades idênticas, muitas vezes os livros de um podem servir para o outro, desde que a escola/professora não tenham adoptado um livro diferente.

2) Recicle materiais
Depois de ver tudo o que já tem em casa e do que pode ser reaproveitado, veja o que pode ser reciclado, como as capas ou os cadernos. Além de poupar dinheiro pode ser bem divertido. Vou fazer alguns DIY's aqui no blog de como reciclar material escolar de anos anteriores. O ano passado reciclei alguns cadernos, aqui e aqui.

3) Troca de livros
Todos os anos os livros mudam. Se tem filhos de diferentes idades pode reaproveitá-los, mas se esse não é o seu caso, o custo do material escolar pode subir rapidamente. Hoje em dia existem diversos sites que permitem mais facilmente a troca de livros (como olx e wook ...). Tente procurar na sua região as opções mais baratas e se for necessário negoceie o preço.
Existem também Bancos de livros, onde as pessoas que não precisam mais dos livros vão lá entregá-los e quem quiser pode ir lá buscá-los de forma gratuita. Mas tenham paciência, às vezes não encontramos aquilo que queremos  mas se encontrarmos pelo menos um livro já vamos poupar algum dinheiro.

4) Fale com a sua família
Depois dos passos anteriores, é importante falar com todos os membros da família. Pais e filhos devem conversar sobre os seus planos para esse ano, para com isso poderem definir prioridades, como uma viagem, um carro ou até uma televisão, neste momento os pais devem explicar aos filhos que uma mochila que está na moda e é mais cara pode muito bem ser substituída por uma mais barata, embora a qualidade seja bastante semelhante.

5) Faça uma pesquisa na Internet
Antes de ir para a rua comprar o material que falta, é importante fazer uma pesquisa exaustiva nas grandes superfícies. Saber quais as que estão perto de si e que se pode deslocar facilmente sem grandes custos de deslocação. Por exemplo, na minha área tenho três grandes superfícies perto e outras duas a 5km de distância. Se preciso de um caderno que é 0,60€ mais barato na grande superfície que fica mais longe não me compensa ir lá de propósito porque vou gastar mais dinheiro em combustível a ir lá do que se fosse ao mais perto.

6) Não vá escolher marcas muito conhecidas (mais caras)
Há determinado material escolar que compensa comprar um pouco mais caro porque vai durar muitos anos, contudo existem outras coisas que podem ser de marca branca por exemplo que vão servir. Na lista dada pela escola os materiais são sempre caríssimos mas você pode comprar de outras marcas mais baratas que vai ser aceita na mesma.

7) Pechinche
Existem sítios que é impossível mas em algumas papelarias mais pequenas pode fazê-lo. Não tenha vergonha de pechinchar. Converse com o vendedor com calma e tente ganhar a sua confiança e tente um desconto, por mais pequeno que seja é dinheiro que você poupa.

8) Compre o material em partes
Na maioria das vezes não é necessário comprar o material todo de uma vez. Fale com a professora e descubra o que será utilizado nos primeiros tempos. Assim, poderá comprar metade agora e o resto depois. A sua economia não será sobrecarregado de uma só vez.



Espero ter ajudado e se tiverem alguma sugestão para reciclar algum material digam que eu tento fazer.










Sem comentários:

Enviar um comentário