20 de setembro de 2016

Regresso ás aulas | Como organizar o tempo...

Muitas vezes achamos que os dias são curtos e que não temos tempo para nada, mas a verdade é que se organizarmos o nosso tempo vamos dar prioridade ao mais importante e iremos conseguir fazer um pouco de tudo.

* Faz um horário
Ter um horário definido para tudo o que queres fazer vai ajudar-te a equilibrar e organizar o teu tempo.
Por exemplo, imagina que tens a tarde livre e queres estudar, fazer exercício físico e ir tomar um café com os amigos. Podes estudar das 14h-16h, fazer exercício físico das 16h -17h e depois ir sair com os teus amigos. Isto é só um exemplo para perceberes. Aconselho a deixares as saídas para o fim do estudo porque muitas vezes acontece que ficamos na conversa e depois não apetece ir embora ou nem damos pelo tempo passar

* Ter uma agenda
É importante teres uma agenda, pode ser comprada ou feita por ti. Nela vais apontar todos os testes/exames/frequências e outras coisas pessoais,  e assim tens uma visão geral do que precisas de fazer no mês todo e consegues-te organizar de forma eficaz. Consegues perceber quando tens que estudar mais e quando podes dispensar mais tempo para lazer.

* Definir lista de tarefas para o estudo
É indispensável que definam o que tem que fazer, se tem que estudar, escrevam a matéria e o capitulo, porque senão o tempo que definiram anteriormente para estudar, vão perder parte dele a perceber o que tem que fazer e não estudam tanto.
Sejam realistas e especificos em relação à matéria e ao livro em questão, vai poupar-vos tempo.

* Definir lista de tarefas para a semana
Esta lista é tão ou mais essencial que a lista para o estudo, isto porque nela vão incluir tudo o que querem fazer nessa semana e dividir pelos dias e pelo horário que tem disponível.
Podem ter várias categorias, como estudar, exercício físico, lazer, arrumar a casa...

Não esperes pela altura dos testes para estudar, se começares a fazer resumos e a estudar com antecedência, além de te sentires mais preparado e de não custar tanto, vais puder tirar as tuas dúvidas e teres tempo para perceberes essa matéria.

* Decide as tuas prioridades
 Todos nós gostamos dos nossos momentos de lazer e de estar com os nossos amigos, e muitas vezes quando estamos na universidade/ escola existem imensas festas e saídas em grupo e na maior parte das vezes queremos ir a todas. Mas isso não é possível, e se queres conseguir estudar para tudo e fazer todos os trabalhos vais ter que definir prioridades, seja ir passear com o namorado, ir tomar café com os amigos ou ir a uma festa. Pensa o que é mais importante, mas lembra-te que os dias não vão ficar maiores por ires a todas as festas ;)

* Dedica tempo
Também é importante dedicarmos tempo a quem nos é importante, quer seja a familiares quer seja a nós próprios, sim também temos que cuidar de nós. Ninguém é feliz só a estudar/trabalhar, precisamos de actividades que nos façam felizes, quer seja ir passear com os nossos pais, ir ao cinema com o namorado, ver séries ou ler um livro.

* Dorme
Sim, leste bem. É tão ou mais importante que todas as outras dicas. Ter a cabeça e o corpo descansado vai fazer com que enfrentes os teus dias de outra forma, vais ter mais disposição para tudo e pronto para estudar, sem estares a pensar na hora em que te vais deitar.
Mas dormir em demasia também é prejudicial, dorme entre 7h a 8h.


Se tiveres mais sugestões deixa nos comentários, podes ajudar-nos :*

Sem comentários:

Enviar um comentário