28 de setembro de 2015

Espaço de estudo organizado

Um dos aspectos mais comuns nas crianças e jovens é não terem o seu espaço de estudo organizado. Ambientes desorganizados vão reflectir pouca concentração e pouco estudo, o que vai acontecer é que vão estudar para a sala ou cozinha em que a mãe está a fazer o jantar na cozinha e o pai a ver televisão na sala por exemplo, isto não é produtivo!

Além disso, os espaços que utilizam para estudar são, na maioria das vezes, aborrecidos e pouco inspiradores.

A altura dos exames finais está a chegar e por isso decidi vir aqui dar-vos algumas dicas de como podem tornar o vosso espaço de estudo mais agradável e mais focado, porque muitas vezes perdemo-nos com a desarrumação e também se tiver detalhes a mais (demasiado decorado).

Caderno/ Dossier para apontamentos
Podem comprar um já personalizado ou comprar um simples e personalizá-lo vocês mesmo. Existem imensas variedades para todos os gostos. Ter material que nós gostamos até dá outro gosto para estudar.


Secretária Minimalista e com boa luminosidade
Como já referi na introdução, as vezes menos é mais. Se nós decorarmos a secretária toda bonitinha mas com muitos detalhes, na altura que nos vamos concentrar vamos destrair-nos com tantos detalhes. Proporcionar um local agradável para se estudar é uma grande motivação para obter boas notas.


Objectos com instrumentos de escrita
Só devem ter em cima da mesa objectos que vão usar com alguma frequência, porque como na dica anterior, muita coisa vai distrair. Ensinei a fazer o da última foto aqui.



Gaveta com material escolar organizada
Ter uma gaveta com o material que usamos frequentemente e de preferência à beira da secretária é óptimo. Se tiver divisórias vai mantê-la sempre organizada!


Frases inspiradoras
Frases bonitas, que nos inspirem a ir até ao fim, a não desistir. Que nos façam sorrir, e acima de tudo, que nos ajudem a focar no objectivo.


Quadro de agendamentos
Pode ser para agendamentos, recados ou até alguns apontamentos que queiram escrever para não se esquecerem. É essencial para gerir o tempo da melhor forma e para não se esquecer dos compromissos, como aulas de apoio, aulas complementares/dúvidas, matérias que precisam de rever melhor, datas de testes/entregas de trabalhos, para não deixarem tudo para a última hora e terem que andar a fazer as coisas à pressa (não costuma haver bons resultados assim),...


Separador para organizar papéis
Estes separadores são bons para organizar papéis para não chegarmos ao fim da semana e estarmos sem secretária à vista, se utilizarem e guardarem logo no sitio vão conseguir manter tudo organizado.


Capas para Testes/ Fichas
Não é obrigatório mas vai ajudar e muito quando precisarmos de procurar alguma ficha para fazermos revisão para o teste por exemplo, cada vez mais se vê destas capas nas escolas, é porque resulta ;)

Podem ser capas com divisórias:

ou capas de argolas com micas:

Fotografias
De alguém ou de algo que os inspire a motivarem-se, mas atenção, se forem muitas vai ser motivo de distracção.


Lista de Metas/ Objectivos a cumprir
É essencial e é muito importante para manter o foco. Assim estamos constantemente a lê-las e ajuda muito a seguir o caminho certo.


Espero que vos tenha ajudado, renovem o vosso espaço ou o da vossa pequenada. Espero que as dics tenham sido úteis e valiosas para conseguirem passar nos exames. Bom Estudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário