20 de julho de 2014

COMPOTA DE PÊRAS

Feita, cá em casa, e ao jeito das avós, com tempo e ternura.


Fácil
Económico
Tempo de preparação: +/- 1h

Como este tipo de pêras que decidi utilizar são ásperas no que toca ao sabor, decidi fazer esta compota visto que se torna difícil (para o meu gosto pessoal) come-las cruas.



1,200 kg de pêras limpa (sem caroços)
0,900 kg de açúcar

Nota: Normalmente coloca-se o mesmo peso das pêras para o açúcar mas eu acho que fica demasiado doce e por isso só coloco esta quantidade, mas se vocês preferirem coloquem o açúcar todo.



Descasca-se as pêras e tira-se o caroço, cortando-as aos pedaços, ao gosto de cada um. Num tacho junte as pêras com o açúcar e leva-se ao lume até ferver (O açúcar serve essencialmente para preservar a fruta). Quando estiver a ferver baixa-se o lume até ferver e o molho que se formou estar um pouco mais espesso, costuma demorar cerca de uma hora (para a quantidade que estou a fazer). Quando ficar mais espesso, desligar o lume e deixar arrefecer um pouco antes de colocar nos frascos (cerca de 20min no máximo).

Colocar nos frascos, fechá-los e virá-los ao contrário.



Depois é só servir, gosto especialmente com torradas mas vocês podem usar a vossa imaginação, dá para muitas coisas. Se depois de encherem os frascos, mantiverem-nos fechados eles duram muito tempo, alguns anos até.

Muitos beijinhos e espero que tenham gostado!
Alguma dúvida é só perguntarem.


Sem comentários:

Enviar um comentário